Mikrotik RouterOS

O Mikrotik RouterOS é um sistema operacional “carrier class” que tem ganhado uma expressiva participação no mercado de Tecnologia da Informação por suas inúmeras funcionalidades, robustez, estabilidade e principalmente pela facilidade de uso. Baseado em Linux, o sistema pode ser instalado em um PC comum ou embarcado em placas compactas SBC (Single Board Computer), como por exemplo, as Routerboards fabricadas pelos próprios desenvolvedores do Mikrotik RouterOS.

Uma das grandes características que distinguem o Mikrotik de outros sistemas concorrentes é com certeza a facilidade que a interface de configuração proporciona ao usuário/administrador de rede. Com simples click’s de mouse são implementadas complexas regras de Firewall, QoS, protocolos de roteamento dinâmico, etc.

Tais facilidades são úteis tanto para profissionais que já possuem sólidos conceitos de Redes, como para aqueles que estejam iniciando seu aprendizado. Os primeiros encontram no Mikrotik recursos para aumentar significativamente sua produtividade e conseguem com esforços reduzidos utilizar o máximo que o sistema oferece. Por outro lado, profissionais iniciantes encontram no Mikrotik a ferramenta ideal para seu crescimento pois a simplicidade da manipulação das configurações permite uma maior concentração nos conceitos envolvidos sem as costumeiras e muitas vezes excessivas preocupações com detalhes de implementação como sintaxe de regras por exemplo, proporcionando assim uma curva de aprendizado bastante acentuada.

Para operar com o Mikrotik Router-OS o cliente pode adquirir somente a licença so software e tê-lo funcionando tanto num computador comum ou poderá optar por uma solução completa de hardware já licenciado de fábrica. Estes equipamentos podem
operar tanto em 2.4 como em 5.8 e 900Mhz.

Além de soluções integradas, a Mikrotik oferece também uma ampla linha de roteadores, appliances , incluindo alguns modelos para fibra, além de placas e acessórios diversos.

Algmas funcionalidades e aspectos vantajosos do Mikrotik Router-OS:

- Performance otimizada com o protocolo proprietário NSTREME
- Alta disponibilidade com o protocolo VRRP
- Possibilidade de agregar interfaces ( bonding )
- Poucas exigências de recursos de hardware
- Qualidade de serviço avançado
- Firewall “stateful”
- Protocolo Spanning Tree em bridge com filtros.
- Alta velocidade com 802.11a/b/g com criptografia WEP/WPA
- WDS e AP’s Virtuais
- Portal Captativo (Hotspot) com acesso Plug & Play
- Roteamento com os protocolos RIP, OSPF e BGP
- Acesso remoto com amigável aplicativo Windows – Winbox e também adminitracao WEB
- Administraçao por telnet, mac-telnet, ssh e console
- Configuração e monitoramento em tempo real

A MD Brasil, é Trainer Partner Mikrotik e realiza treinamentos oficiais que têm por objetivo atender a esses dois públicos, tanto aqueles mais experientes como os iniciantes e proporcionando a eles todos os conceitos básicos e avançados que permitam o melhor aproveitamento dos recursos do Mikrotik RouterOS.

Saiba mais sobre o software Mikrotik Router-OS
- Conheça os hardwares da Linha Mikrotik


Distribuidor Autorizado: